domingo, 27 de julho de 2014

Santo dia no Carmelo: Beato João Soreth

Beato João Soreth, presbítero
Memória facultativa na O.C.D.
28 de julho

Nasceu em 1394, perto de Caen, Normandia. Entrou para o Carmelo muito jovem. Laureou-se em Teologia, em Paris. Foi Mestre de estudos e Provincial. Desde o ano de 1431 até a sua morte ocorrida em Antuérpia, no ano de 1471, foi Prior Geral da Ordem. Restaurou e propagou a observância regular; comentou com maestria a Regra; reviu e publicou as Constituições, em 1462; promoveu a instituição das Monjas Carmelitas e a Ordem Terceira de sua religião. 

"Deus é Sabedoria: deseja ser amado não só com o coração, mas, também com sabedoria. De outro lado, facilmente o teu próprio zelo far-te-ia errar. Se descuidas o estudo, o teu astuto inimigo não poderá encontrar arma mais eficaz para fazer morrer o amor em teu coração, sobretudo, se nele caminhares sem critério e prudência. Seja o teu amor fiel e forte, sem render a ameaças, nem se deixe seduzir por lisonjas ou desanimar por fadigas."
Da Exposição Parenética da Regra Carmelita, do beato João Soreth


Beato João Soreth, rogai por nós!

sábado, 26 de julho de 2014

Santo do dia no Carmelo: Beato Tito Brandsma

Beato Tito Brandsma, presbítero e mártir.
Memória na O.C.D.
27 de julho

Nasceu na cidade frísia de Bolsward (Holanda), no ano de 1881. O beato Tito, ainda muito jovem, entrou para a Ordem do Carmo. Foi ordenado sacerdote em 1905. Estudou em Roma onde conseguiu o grau de Doutor em Filosofia na Universidade Gregoriana. Depois disto, ensinou em diversas escolas na Holanda; foi nomeado professor de Filosofia e de Teologia Mística na Universidade Católica de Nijmegen, sendo, na mesma Universidade, nomeado "Reitor Magnífico". Ficou conhecido por sua afabilidade para com todos. Foi jornalista profissional e, em 1935, foi designado assistente eclesiástico dos jornalistas católicos. Opôs-se a ocupação nazista na Holanda, baseando-se no Evangelho, e combateu fortemente a ideologia do Nacional Socialismo. Defendeu a liberdade da Educação e da Imprensa católica, e por estas razões, foi preso. Começava desta forma o seu calvário: de campo em campo, de prisão em prisão, e depois de tantos sofrimentos e humilhações, foi assassinado em Dachau, no ano de 1942. Até seu último suspiro, não se cansou de levar paz e conforto espiritual a todos os seus colegas de prisão. Entre tantos tormentos atrozes, soube comunicar o bem, o amor e a paz. Foi proclamado beato da Igreja de Cristo pelo Papa São João Paulo II, no dia 3 de novembro de 1985. 



Senhor Deus, fonte e origem da vida, infundiste no Beato Tito a força do vosso Espírito e a coragem, para, mesmo durante a crueldade da perseguição e do martírio, proclamar a liberdade da Igreja e a dignidade da pessoa humana. Concedei-nos por sua intercessão, empenharmo-nos na construção do Reino da justiça e da paz, sem nos envergonharmos do Evangelho, e que, em cada momento da vida, reconheçamos a vosso presença misericordiosa.
Por Cristo Senhor Nosso, Amém.
Beato Tito Brandsma, rogai por nós!


domingo, 13 de julho de 2014

SANTA TERESA DE JESUS DOS ANDES, OCD
Monja carmelita descalça chilena
Seu nome de batismo era Juana Fernández Solar, nascida em Santiago, no dia 13 de julho de 1900. Desde a sua adolescência viveu fascinada pela figura de Jesus. Entrou para o mosteiro das carmelitas descalças de "Los Andes", no dia 17 de maio de 1919, com o nome religioso de Teresa de Jesus. Morreu aos dezenove anos de idade, no dia 12 de abril de 1920, depois de ter feito profissão religiosa antes de completar o noviciado, em vista do perigo de morte.
Foi beatificada pelo Papa João Paulo II, no dia 3 de abril de 1987, em Santiago do Chile. Foi canonizada pelo mesmo Papa João Paulo II, na Basílica de São Pedro, no dia 21 de março de 1993, e por ele proposta como um modelo para a juventude. É a primeira flor de santidade da nação chilena e do Carmelo Descalço da América Latina.


Ó Deus misericordioso, alegria dos santos,
vós que inflamastes o ardor juvenil de Santa Teresa de Jesus
dos Andes com amor virginal a Cristo e a sua Igreja,
fazendo dela jubilosa testemunha da caridade, mesmo pela cruz,
concedei-nos, por sua intercessão, que movidos pelo Espírito Santo
e inundados da doçura do vosso amor, também nós comuniquemos
ao mundo a boa nova da caridade, por palavras e obras.
Por Nosso senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Santa Teresa dos Andes, rogai a Deus por nós!


sábado, 12 de julho de 2014

JORNADA DE ESPIRITUALIDADE- MONTE CARMELO




Acompanhe na TV Tarobá, no próximo domingo, dia 13 de julho, às 07h, a Santa Missa, celebrada por Frei Everton, mestre de noviços e Superior do Centro de Espiritualidade Monte Carmelo. Neste domingo, também haverá uma consagração a Nossa Senhora do Carmo ao final da celebração e o convite para a Jornada de Espiritualidade do dia 20/7, acerca do caminho espiritual de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), que foi uma filósofa alemã de origem judia, monja, santa e mártir carmelita descalça. 




quinta-feira, 10 de julho de 2014

Grupo de Oração Teresiana


Amigos fortes de Deus! 
Neste sábado, dia 12 de julho, às 15h, teremos o Grupo de Oração Teresiana, no Centro de Espiritualidade Monte Carmelo/Londrina. 
Convidamos a todos os interessados para participarem deste encontro de oração, seguindo Jesus Cristo, nos ensinamentos de nossa Santa Madre Teresa de Jesus! 

"O Senhor não olha tanto a grandeza de nossas obras. Olha mais o amor com que são feitas."

segunda-feira, 7 de julho de 2014

NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Iniciamos em nosso Noviciado Santa Teresa dos Andes, a novena em preparação a Solenidade de nossa Mãe e Irmã, a Santíssima Virgem Maria do Monte Carmelo. Rezando no primeiro dia, contemplamos nas palavras da Santa Madre Teresa de Jesus, o ideal carmelitano de amor e imitação das virtudes da Mãe de Deus, sob a proteção do Santo Escapulário.
Que o Bom Deus ajude-nos a crescermos na comunhão de orações e caridade para o bem da Igreja, do Carmelo e de toda a humanidade!

"Queira o Senhor que tudo seja para a Sua glória e louvor, e para honra da gloriosa Virgem Maria, cujo hábito trazemos, amém." 
(S.Teresa de Jesus, Vida 36, 28)


"Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém.


sexta-feira, 4 de julho de 2014

JORNADA DE ESPIRITUALIDADE

Os Freis Carmelitas Descalços convidam para a Jornada de Espiritualidade.

O que é uma Jornada de Espiritualidade?

A Jornada de Espiritualidade é um retiro espiritual, no período de um dia, guiado pelos grandes místicos do Carmelo.
A nossa Jornada vai acontecer no Centro de Espiritualidade Monte Carmelo (Londrina), dia 20 de julho (domingo), a partir das 8h30 min até às 18h.
O tema dessa Jornada será “A busca da verdade em Edith Stein”.

O convite é aberto para todos os que quiserem participar.
O valor da inscrição é R$ 15,00 e inclui o almoço.

Confirme a sua presença pelo fone: (43) 3342 – 7385 ou 
pelo e-mail: montecarmelo_ocd@yahoo.com.br


Santa Teresa Benedita da Cruz/Edith Stein (1891-1942): 
filósofa, monja carmelita descalça, mistíca e mártir.